segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS ARTES QUE SÃO PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS

Pintura: A pintura é um dos elementos básicos do programa de primeira infância.Em muitas salas de aula, as crianças têm acesso a um cavalete durante boa parte do dia.O papel do professor não é oferecer modelos para as crianças copiarem mas estimulá-las a explorarem os meios e observar e guiar seu progresso,introduzindo novas técnicas de acordo com o desenvolvimento e as necessidades dos alunos.

Pintura com os dedos: Embora a pintura com os dedos muitas vezes seja difícil de ser controlada, ela oferece um tipo de expressão inigualável, pois nela as crianças têm contato direto com o meio.

Pintura com Têmpera: Com esta pintura no fato das crianças terem que misturar a tinta com outras cores ela move o braço  e estes experimentos geralmente têm ritmo e equilíbrio, gerando interesse.A pintura com tinta têmpera é geralmente uma atividade individual.Mesmo quando duas crianças estão pintando juntas em um cavalete, elas raramente vão estar interagindo, pois seus trabalho são separados.Entretanto elas apreciam pintar lado a lado ou em grupo.Um cavalete duplo ou o chão estimulam a pintura como uma atividade coletiva, assim como a pintura em murais.

Murais: No inicio de um mural para crianças pequenas vai ser na verdade, uma reunião de pinturas individuais.Em geral existe pouco planejamento coletivo, e os professores muitas vezes acham útil designar uma parte do papel do aluno.À medida em que as crianças amadurecem e ganham experiências, elas podem começar a planejar um produto unificado.

Lápis de Cera: As salas de aula de primeira infância quase sempre contêm lápis de cera.Seu uso requer pouca preparação da parte do professor, eles raramente criam sujeira e são fáceis de encontrar.À medida que as crianças aprendem a usar o lápis de cera, elas também podem ser estimulada a misturá-los com outros meios.

Canetinha Colorida: As crianças podem usar canetinhas para desenhar, da mesma forma que o lápis de cera. A variedade das cores disponíveis enriquece os desenhos.As crianças precisam aprender a cuidar das canetinhas, tampando-os para que não sequem.Os professores devem oferecer somente canetinhas com tinta lavável, pois os permanentes podem estragar as roupas.

Cortar, Rasgar e Colar Papéis: Usar o papel para criar formas interessantes sempre foi uma atividade escolar.Para criança muito pequena o professor pode cortar pedaços de papel colorido de várias formas para serem colados sobre uma base.à medida que as crianças desenvolverem a competência no uso da tesoura, elas podem criar suas próprias formas.

Colagem: Uma Variedade de materiais,organizados de forma que professores e crianças possam optar entre eles sem muita dificuldade, enriquece o programa de artes.Vários tipos especiais de papel e papelão, pedaços de tecidos de vários tamanhos, formas, cores e texturas, pedaços de corda,barbantes,penas,botões, serragem colorida, papel alumínio e praticamente qualquer outro tipo de material podem ser modelados, cortados, colados ou incluídos de outras formas em colagens. Pode-se oferecer uma variedade limitada destes materiais de cada vez, mas as crianças também podem ser estimuladas a pensarem em novos materiais.


Comentário do livro Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Cap 16
Bernanrd Spodek
Olivia N. Saracho

Nenhum comentário:

Postar um comentário