segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A ARTE E OS TRABALHOS MANUAIS

As atividades de arte e trabalhos manuais são frequentemente consideradas menos importante nas séries primárias do que no maternal e no jardim da infância.Muitas vezes, elas são oferecidas somente para assegurar que o produto final seja apresentável e que cada criança tenha algo para levar para casa.Esta pratica produz boas relações públicas, pois os pais podem ver que seus filhos estão fazendo alguma coisa na escola. A imagem da escola não deve ter precedência sobre a aprendizagem, pois seu objetivo não são os produtos, mas o domínio cada vez maior das crianças sobre os materiais.
Os meios artísticos mais produtivos para as crianças pequenas são aqueles que podem ser usados em qualquer faixa etária. A pintura, a argila, o desenho  e a colagem.Os professores devem propiciar uma abundância de materiais que estimulem as crianças ao trabalho.Além do mais esses materiais oferecem infindáveis possibilidades de mudança, surpresa e auto- reflexão.Para desenhos em pequenas folhas de papel, os professores devem oferecer marcadores e lápis colorido, e os lápis de cera e pincel devem ser usados com folhas grandes (Chare 1988).Os professores não devem limitar um meio a uma faixa etária específica, e tampouco devem se preocupar com as experiências prévias das crianças com os matérias, pois, em seu constante desenvolvimento, elas vão continuar a ver nestes meios novas possibilidades que representam seu maior domínio e maturidade do desenvolvimento artístico.Os matérias, entretanto, precisam ser apresentados de maneira diferentes a cada ano.

Comentário do livro Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Cap 16
Bernanrd Spodek
Olivia N. Saracho

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