segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A ARTE COMO DISCIPLINA ESCOLAR

Jessica Davis e Horward Gardner (1993) vêem as crianças como artistas, que devem desenvolver as ferramentas simbólicas para compreender as artes visuais.Elas também devem ser capazes de "ler" os símbolos estéticos de sua cultura.Esta necessidade de desenvolver o entendimento dos símbolos estéticos se reflete na Educação Artística como Disciplina (DBAE) para crianças mais velhas. Esta abordagem sugere que as crianças devem ser educadas em produção história e crítica da arte e em estética.
A partir do conhecimento intuitivo das crianças, os professores podem ajudá-las a se darem conta das qualidades de seus trabalhos de arte. Eles também podem cercá-las de obras de arte madura, especialmente trabalhos que sejam desenvolvendo no momento. Os professores também podem propiciar às crianças as ferramentas para a arte e ajudá-las a se tornarem mais competentes em em seu controle.
A Educação Artística como disciplina consiste em quatro componentes:produção artística, história da arte e estética. A produção artística será discutida mais adiante neste capítulo.Esta seção vai apresentar idéias ligadas à crítica, à história da arte e à estética.

Comentário do livro Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Cap 16
Bernanrd Spodek
Olivia N. Saracho

Nenhum comentário:

Postar um comentário